ENGLISH VERSION

Resumo

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizaram o “Simpósio Comemorativo ANAC-ICEA: 10 anos dos Requisitos de Proficiência em Inglês Aeronáutico no Brasil” nos dias 27 e 28 de setembro, no ICEA, em São José dos Campos-SP.

Além de marcar a celebração de 10 anos da implementação dos requisitos de proficiência linguística no Brasil, o Simpósio teve como objetivo divulgar as ações e os processos, realizados tanto pela ANAC quanto pelo ICEA, voltados à capacitação e à realização de exames de proficiência em língua inglesa para pilotos e controladores de tráfego aéreo que atuam com tráfego internacional. Durante o evento foram realizadas apresentações sobre ensino de inglês aeronáutico em diferentes contextos e sobre a aplicação dos exames de proficiência desenvolvidos pelas duas instituições, a fim de promover a disseminação de conhecimentos e a troca de experiências entre os profissionais presentes. O evento contou com 130 participantes, incluindo controladores de tráfego aéreo de todas as regiões do Brasil do DECEA e também da INFRAERO, pilotos, professores de inglês aeronáutico, examinadores de proficiência em língua inglesa, pesquisadores, entre outros.

A cerimônia de abertura foi realizada pelo Diretor do ICEA, Coronel Aviador Manoel Araujo da Costa Junior; pelo Superintendente de Padrões Operacionais da ANAC, Senhor Wagner William de Souza Moraes; pelo Chefe da Subdiretoria de Ensino do ICEA, Tenente-coronel Antonio Geovani Mendes; e pelo Gerente de Certificação de Pessoal da ANAC, Senhor Luiz Roberto Alves da Silva Filho. O Diretor do ICEA destacou o papel de liderança que o Brasil ostenta em relação aos demais países da América Latina no que se refere à implementação dos requisitos de proficiência linguística. Já o Chefe da Subdiretoria de Ensino do ICEA elogiou os esforços empregados ao longo desses 10 anos de implementação dos requisitos de proficiência linguística, cuja principal beneficiada tem sido a sociedade brasileira de um modo geral. O Superintendente de Padrões Operacionais da ANAC ratificou as palavras do Gerente de Certificação de Pessoal da ANAC ao concluir a cerimônia de abertura do Simpósio ressaltando que nos últimos anos a integração ANAC e Comando da Aeronáutica tem se intensificado através de experiências bem-sucedidas que envolvem tanto controladores de tráfego aéreo quanto pilotos, com resultados traduzidos em melhorias na segurança da aviação.

No primeiro dia do Simpósio, os participantes tiveram a oportunidade de conferir apresentações sobre as ações de ensino e de avaliação de proficiência realizadas tanto pela ANAC quanto pelo ICEA, abordando a evolução histórica dessas ações, o cenário atual e as projeções para o futuro. A manhã do segundo dia foi marcada pela realização do IV Seminário do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico (GEIA), que contou com a apresentação de resultados de pesquisas de membros do grupo e de uma conferência plenária sobre ensino e aprendizagem de línguas e tecnologia.

Também no segundo dia do Simpósio, foram disponibilizados aos participantes três workshops: 'A debate on SDEA's test content, format and tasks' conduzido pelo senhor Pablo Antunes (ANAC); 'Are the language proficiency requirements focusing on real life issues? Some insights from communication analysis through Corpus Linguistics' guiado pela pesquisadora Malila Prado (USP) e pela professora Patrícia Tosqui Lucks (ICEA) e; 'Language, Culture and Effective Radiotelephony Communications: analysing case studies from aviation stakeholders' perspectives' apresentado pela pesquisadora Ana Lúcia Monteiro (ANAC/Carleton University). Os três workshops são versões adaptadas daqueles que foram ministrados no evento promovido pela International Civil Aviation English Assossiation (ICAEA), na Croácia, em abril deste ano.

Programação

Consulte a programação

Apresentação e Documentos

Fotos



Topo

© 2020 Instituto do Controle do Espaço Aéreo - ICEA. ·