ENGLISH VERSION

Resumo

No dia 10 de novembro de 2016, o ICEA realizou o III Seminário do GEIA, com participação de representantes do ICEA, DECEA, CINDACTAs I e II, SRPV-SP, CGNA, CIAAR e IFI, além das instituições civis ANAC e INFRAERO e das universidades USP, UNICAMP, UNITAU e PUCRS.

O Seminário foi aberto com palavras do Ten Cel Geovani, chefe da Subdiretoria de Ensino, que, representando o diretor do Instituto, Coronel Manoel Araújo da Costa Júnior, enfatizou a relevância do GEIA como um grupo de pesquisa consolidado não só no âmbito do ICEA, mas também do DECEA, na busca da excelência nas ações de capacitação e avaliação dos controladores de tráfego aéreo. Após a apresentação dos objetivos do Grupo e da programação do Seminário, foi realizada uma palestra sobre gamificação aplicada ao ensino, aprendizagem e avaliação de Inglês Aeronáutico, seguida de apresentações de pesquisas de Mestrado já defendidas, realizadas na Universidade de Taubaté, sobre materiais didáticos de inglês para controladores de tráfego aéreo.

No período da tarde, houve uma palestra sobre os desafios e as perspectivas do ensino de Inglês Aeronáutico no curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS. Na sequência, foram realizadas apresentações sobre análise de necessidades de aviadores da Esquadrilha da Fumaça e sobre a escala de níveis de proficiência da OACI, realizadas em nível de Mestrado na Universidade Estadual de Campinas.

Houve também a apresentação de uma dissertação de Mestrado defendida na Universidade de Lancaster, na Inglaterra, que analisou as opiniões de profissionais envolvidos com avaliação de Inglês Aeronáutico 12 anos após a publicação do Documento 9835 da OACI. Logo em seguida, foi realizada a apresentação de um Working Paper submetido pela Agência Nacional de Aviação Civil à OACI, que atesta a necessidade de revisão das práticas e recomendações sobre Proficiência Linguística de pilotos e controladores de tráfego aéreo. A última apresentação abordou a estrutura do exame Santos Dumont English Assessment , os desafios para consolidação da confiabilidade do exame e um aprofundamento do novo sistema em desenvolvimento, o SySDEA, para suporte a esse exame.

Por fim, foram apresentados alguns projetos futuros do GEIA e os planos do grupo para 2017. O evento atingiu plenamente seus objetivos e foi muito bem avaliado pelos participantes, que eram professores e avaliadores de Inglês Aeronáutico, pilotos e controladores de tráfego aéreo, além de pessoas com interesse de realizar pesquisas na área.

Programação

Apresentação e Documentos

Fotos


Topo

© 2020 Instituto do Controle do Espaço Aéreo - ICEA. ·