ENGLISH VERSION

Resumo

O ICEA realizou, no dia 26 de maio de 2015, o II Seminário do GEIA. O evento foi composto por palestras proferidas por professoras renomadas nas áreas de ensino e avaliação de línguas, bem como por apresentações de trabalhos já concluídos e em andamento de membros do grupo e pesquisadores convidados.

O evento foi aberto pelo Coronel Aviador Ivan Betocchi Batalha Dittz, Diretor do ICEA, que ressaltou a importância do trabalho que tem sido feito para a elevação do nível de proficiência dos profissionais ligados ao tráfego aéreo, desde 2007. A equipe do ICEA, composta por professores de inglês e controladores de tráfego aéreo espalhados por todo o Brasil, é responsável pela elaboração e aplicação de cursos de capacitação presenciais e à distância, bem como pelo Exame de Proficiência em Língua Inglesa do SISCEAB, o EPLIS, que segue os parâmetros estabelecidos pela OACI.

Em seguida, a Prof.a Patrícia apresentou o GEIA, expondo os objetivos e as atividades desse Grupo de Pesquisa, e passou a palavra à Prof.a Dra. Rosinda Guerra Ramos, da PUC-SP, que ministrou uma palestra sobre “tendências de ensino de língua inglesa para fins específicos em contextos profissionais”. A Prof.a Rosinda é uma autoridade no assunto, tendo publicado vários livros a respeito. O evento contou ainda com a palestra da Prof.a Dra. Matilde Scaramucci, da UNICAMP, sobre “exames de proficiência de alta relevância em contextos profissionais”. A Prof.a Matilde é a maior especialista nesta área hoje no Brasil, e foi responsável pelo processo de validação do exame EPLIS, em 2010.

Além das palestras, o Seminário teve apresentações de 11 pesquisas de Mestrado e Doutorado, concluídas e em andamento, de professoras do próprio efetivo do ICEA e também da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além de pesquisadores da USP e da UNITAU. Dentre os participantes que vieram prestigiar o evento, destaca-se a presença de professores da EEAR e da Academia da Força Aérea (AFA), de aviadores e controladores de tráfego aéreo do Serviço Regional de Proteção ao Vôo (SRPV-SP), do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e do Grupamento de Comunicações e Controle (GCC), bem como de pesquisadores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

No final, o Cel. Av. Dittz frisou a importância da realização do evento e agradeceu a participação de todos e as ricas discussões promovidas. O Seminário do GEIA contribuiu para a consolidação da missão do ICEA de ser uma Organização de referência em capacitação de recursos humanos e realização de pesquisa no âmbito do Comando da Aeronáutica e do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, através do aprimoramento contínuo das atividades e dos profissionais.

Apresentações e Documentos

Fotos


Topo

© 2020 Instituto do Controle do Espaço Aéreo - ICEA. ·